quarta-feira, 23 de abril de 2008

Perfil de Antônio Barreto


Professor de Percussão Erudita, supervisor do Curso de Percussão do Conservatório Pernambucano de Música, timpanista e chefe do Naipe de Percussão da Orquestra Sinfônica do Recife, percussionista do Grupo SaGRAMA e diretor artístico do Grupo de Percussão do Nordeste - GPN. Este é Antônio Barreto, pai do projeto do I Encontro Percussivo - REC/PE.

Nascido no Recife, entrou para o Conservatório Pernambucano de Música, em 1980, como estudante. Depois, tornou-se bacharel em Música, com habilitação em Percussão, pela Universidade Federal da Paraíba - UFPB. Também detém a habilitação em Percussão pelo Conservatório de Zurique (SUI) - Orchesterdiplom, e pela Universidade de Pernambuco - UPE. Tem formação pedagógica em Didática das Linguagens, Códigos e suas Tecnologias.

Trabalhou como percussionista na Casa de Ópera e na Orquestra Sinfônica de Zurique, nas orquestras do Estado de São Paulo, Paraíba e Natal. Foi membro do grupo de percussão Conton (SUI).

Barreto tem participação em nove CDs, sendo seis com o Grupo SaGRAMA e três com a Orquestra Sinfônica do Recife. Atualmente, é uma das figuras mais importantes da percussão no Brasil.

2 comentários:

Vinícius Baccarelli disse...

Grande Barreto!!! Além de músico de primeira, uma grande alma! Parabéns pelo Encontro. Vinícius e Raquel Baccarelli.

Paraguassu Abrahao disse...

Barreto, nao te conheco, mas fico muito orgulhosa de constatar que temos no Brasil pessoas que têm os meios e sabem usá-los em prol da cultura. Parabéns, muita sorte e sucesso no teu trabalho. Nós precisamos de pessoas como você!