quinta-feira, 26 de junho de 2008

Joaquim de Abreu: brasilidade premiada


O professor de percussão e música de câmara na Escola Municipal de Música de São Paulo, Joaquim de Abreu, tem quase três décadas de trabalho inovador, sempre levando ao público de todo mundo um pouco das nossas raízes culturais. Joaquim Abreu é solista e interpreta obras de vários compositores brasileiros contemporâneos com toda sua alma. E assim, participa de vários festivais na Europa e nos Estados Unidos, sempre recebendo elogios da crítica especializada.

Recebeu o Prêmio Petrobrás Música, em 2004, por gravar dois CD’s inteiramente dedicados à música contemporânea brasileira. O primeiro, Materiales para Soprano e Conjunto de Percussão e o segundo do Duo Joaquim Abreu & Paulo Passos.

Com Andrea Kaiser (soprano) e Paulo Passos tem realizado muitos concertos pelo Brasil e também na Europa.

Iniciou seus estudos musicais em São Paulo, onde estudou percussão na ECA USP. Por seu talento e dedicação, foi bolsista do governo francês e obteve os diplomas de percussão e música de câmara no Conservatório Nacional da Região de Strasbourg (FRA).

Participou de vários concertos promovidos pela Orchestre Philarmonique de Strasbourg e da L’Ópera du Rhin, inclusive do ciclo “Varèse”, sob regência de Pierre Boulez. integrou a Orquestra Sinfônica Brasileira, no Rio de Janeiro. Em sua carreira solo, participou de várias Bienais de Música Contemporânea Brasileira, da Funarte.

Joaquim foi integrante do Duo Diálogo de Percussão, importantíssimo conjunto de música de câmara do País, apresentando-se em sala importantes como Carnegie Hall, Times, na Radio France, Rádio Bremen, Mozarteum de Salzburg, Festival Archipelle de Genebra e também nos Festivais de Inverno de Campos de Jordão, Londrina, Sociedade de Cultura Artística, Mozarteum Brasileiro dentre outros.

É membro do Núcleo Hespérides, Música das Américas – conjunto de câmara que dedica-se à difusão da música contemporânea das Américas. Recentemente, lançou o seu novo CD, Luminamara.

Joaquim Abreu estará no Conservatório Pernambucano de Música, na quinta-feira (10/07), às 14h, ministrando a sua Master Class (inscrições no formulário). Na sexta-feira (11/07), se apresentará no Teatro de Santa Isabel, às 19h30, onde quem tiver interesse em participar desta noite, terá que retirar suas entradas, gratuitamente, a partir das 18h, nas bilheterias do teatro.

Nenhum comentário: