segunda-feira, 14 de julho de 2008

Noite de surpresas

A quinta e última noite do I Encontro Percussivo REC-PE, para variar, foi linda, com todos os músicos executando as obras de forma brilhante. Subiram ao palco do Teatro de Santa Isabel, as jovens revelações dos grupos de percussão da EMUFPA e da UFBA, e do Grupo de Percussão do Nordeste - GPN.

Mas várias surpresas foram apresentadas ao excelente público que novamente encheu as poltronas e camarotes do teatro. A primeira delas foram as participações especiais de Javier Nandayapa e Myrna Yam em duas peças. Uma delas, inclusive, foi presente de Nandayapa ao idealizador do evento, Antonio Barreto. Nela, Nandayapa se inspirou nas músicas tradicionais do Sul do México, região onde ele foi criado, onde a marimba é algo bastante comum. A partir daí, ele fez o arranjo para uma orquestra. E o resultado foi excelente, mesmo sendo a primeira vez que a peça foi excutada para uma platéia.

Em seguida, foi a vez de Ney Rosauro, subir ao palco e tocar com músicos dos mais variados grupos de percussão que abrilhantaram o evento. Parecia que todos vinham tocando juntos há muito tempo, tal o entrosamento. O pernambucano Éder "O" Rocha também esteve abrilhantando o encerramento.

A última peça, o "Raio da Silibrina", todos os convidados tocaram juntos, demonstrando uma união em favor da música de qualidade. Mais de que uma música, foi um tratado de resistência e luta por este tipo de evento cultural que enriquece qualquer cidadão que se preste a abrir a mente para ele.

Todos foram ovacionados peos presentes. Em mais uma surpresa, a esposa de Antonio Barreto, Cláudia, subiu ao palco e lhe entregou um buquê de flores, simbolizando o dever cumprido deste batalhador em favor da cultura musical.

E, da mesma forma que abriu o evento, o Grupo de Percussão Quebra-Baque, regido por Tarcísio Resende, encerrou com chave de ouro este evento, tocando aos vários deuses, inclusive os da música, sob uma lua linda que deu o toque que faltava ao cenário. Todos os presentes dançaram e aplaudiram demonstrando nos semblantes sorridentes a alegria de ter participado do I Encontro Percussivo REC-PE. E que seja o primeiro de muitos.

Um comentário:

Geladeira Sonora disse...

Cara Barreto matou a pau! Encontro lindo, discurssoes afloradas e muitos anos pela frente... =]
Muito Bom!