Desde que assumiu a cadeira de Percussão da Universidade Federal da Bahia - UFBA, o professor Jorge Sacramento, tinha uma idéia fixa: resgatar o passado do Grupo de Percussão da UFBA. Começou, aos poucos, concretizando sua idéia e, hoje, o grupo tomou um vulto espantoso de criação e resistência.
São 16 anos estimulando mentes jovens a soltarem toda a criatividade e a terem o estudo e a disciplina como algo natural em suas vidas. O resultado pôde ser comprovado na terceira noite do I Encontro Percussivo REC-PE, quando foram ovacionados.
Não é para menos. São mais de 300 obras de alunos que compõem o acervo deste grupo que "começou tocando para seis pessoas em um auditório com 300 lugares", explica o professor Sacramento. "Hoje colocamos mais de 200 pessoas em nossas apresentações", continua.
Recentemente, participou de um projeto que levou o Grupo de Percussão da UFBA, para mais de 75 cidades do Brasil, com um público de mais de 12 mil pessoas tendo acesso à percussão erudita contemporânea. "Todos se surpreendiam quando nos escutavam. Vinham elogiar e dizer que esperavam o Axé". E eles seguem quebrando estigmas e mostrando que a Bahia tem música que vai além desse Axé.
Sobre a apresentação no I Encontro Percussivo REC-PE, componentes do grupo disseram que foi uma experiência ótima. "Estávamos ensaiando para vir tocar aqui no Recife, desde abril. Foi muito bom, principalmente pela resposta calorosa do público", enfatizou a aluna Alexandra Pessoa Simões. Ela foi seguida pelo aluno do primeiro ano de Bacharelado em Instrumentos da UFBA, Eduardo Mota, o evento foi empolgante. "Tudo foi perfeito, o teatro que é sensacional, a divulgação, a organização e a retribuição do público".
Para Sacramento, vir ao encontro foi algo mais. "Para mim, ter o grupo convidado para o encontro foi um verdadeiro prêmio a tudo que estamos fazendo. Tenho certeza que este evento vai crescer cada vez mais", afirma.
Quem quiser saber mais sobre o Grupo de Percussão da UFBA, é só acessar o www.myspace.com/grupodepercussao . Lá, vocês terão vídeos de shows, músicas, fotos, História, agenda e podem enviar mensagens e saber um pouco mais sobre todos os componentes e seus trabalhos.
sábado, 12 de julho de 2008
A conquista dos jovens baianos
Assunto
Notícias
Nenhum comentário:
Postar um comentário